miércoles, 23 de abril de 2008

Así celebramos el Día del Libro

La máma de Francisca nos ha escrito:

Bom Dia amiguitos, aqui está uma informação útil:
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterrra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Beijinhos Susana (mamã de Francisca)


Por la mañana fuimos a la biblioteca. Allí Marisa, la bibliotecaria, nos enseñó la biblioteca y nos explicó las normas que tenemos que cumplir cuando la visitemos. Nuestra profesora de portugués, Claudia nos leyó un hermosos cuento y después: SORPRESA...

1 comentario:

Anónimo dijo...

Anoche lo estuve mirando, una maravilla. Ya estuve haciendo unos con las fotos de mis hijos para compartir con toda la familia que esta en Argentina, asi la distancia parece un poco menos. Besos
Virginia, mama de Rodrigo Lerena